quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 canções sertanejas que você deveria ter conhecido em 2012

05/01/2013
 Fonte: http://universosertanejo.blogosfera.uol.com.br
André Piunti

 postagem de hoje é a segunda edição de uma das que mais rendeu coisas boas no ano passado.
Abaixo, eu listo 10 canções que, na minha opinião, os ouvintes de música sertaneja deveriam ter ouvido em 2012. Como, logicamente, é impossível ouvir tudo o que foi lançado, sempre haverá dicas diferentes e interessantes nos comentários, e essa na verdade é a principal intenção aqui.
As canções citadas não foram trabalhadas pelos artistas, por isso estão na lista. Algumas até estão nas rádios, mas por vontade da própria rádio, e não por um trabalho de divulgação.
É claro que os mais antenados vão conhecer praticamente todas, mas nem todo mundo é aficionado.
Os aúdios abaixo são todos do YouTube, eu propositalmente postei a tela menor, somente um retângulo estreito, pois a intenção é só ouvir mesmo.
___
Beleza Pura – Lisboa e Diego com participação do Rick
Dupla de compositores, autores da canção, convidaram o Rick, ainda na época em que estava solo, para participar da música. Pra mim, foi a música romântica mais bonita do ano passado.
___
Vai Doer – Henrique e Diego
Romântica no estilo mais atual, a canção tem a letra bonita e é uma das músicas mais “sofridas” da dupla, conhecida por seu perfil mais agitado.
___
Céu Vermelho – Paula Fernandes
É só uma opinião, mas considero a melhor canção da Paula. Estilo antigo com linguagem não tão antiga. Talvez até vire música de trabalho ao longo do ano. Algumas rádios já até tocam.
___
Não te amo menos – Marcos e Belutti
O CD físico nem foi lançado ainda (só o digital), mas a canção já está pronta há alguns meses, e eu acabei soltando aqui no blog. Como, infelizmente, não deve virar música de trabalho, fica o registro aqui de uma das melhores canções da carreira da dupla.
___
Deste lado ou do outro – Cristiano Araújo com Zé Ricardo e Thiago
Uma pena se essa música não for aproveitada. Se gravada em estúdio, sem a barulheira do ao vivo e com a intepretação mais calma do que em um show, provavelmente ficará muito melhor do que já é.
___
Saudade – César Menotti e Fabiano
A canção seria de trabalho, não fosse por um problema na liberação dos direitos, que também estavam sendo negociados com Marcos e Belutti. A canção faz parte dos CD’s de ambas as duplas, mas provavelmente ninguém a trabalhará. Uma pena.
___
DNA – Gusttavo Lima
Gusttavo regravou uma canção gospel chamada “DNA” no seu novo DVD, que mesmo os que não gostam muito do gênero, vão ver que o cantor acertou na escolha da música e na intepretação.
___
Promete – Luan Santana
Provavelmente, a canção é a mais conhecida da lista. Não foi trabalhada, mas toca em várias rádios. A “Te Vivo” é muito forte e justifica todo o trabalho em cima dela, mas “Promete” ainda é, pra mim, a melhor canção do Luan (e é composição dele).
___
Eu Duvido – Eduardo Costa com João Pedro e Cristiano
Postei recentemente a canção aqui, que é de um estilo que perdeu força nos últimos anos, mas que ainda tem seus bons defensores. Música “sofrida” com o Eduardo ao lado do João Pedro e Cristiano, dupla muito boa.
___
Tá na hora – Marco Aurélio e Paulo Sérgio
A música foi feita com a única intenção de incomodar, e de certa forma, acabou irritando algumas pessoas. A letra faz críticas pontuais ao mercado sertanejo, e defende a volta da qualidade à nossa música.
___
*Lembra da lista do ano passado? Relembre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário